You are viewing solutions for region: Portugal
Voltar
Ir para

A eficácia da filtragem depende em grande medida da aplicação correta dos filtros STELEX ZR. Os filtros utilizam-se em aplicações físicamente exigentes e requerem um adequado posicionamento, sem  possibilidade de que o metal passe a estrutura por fora da área do filtro.

Em aplicações de investiment casting, é muito pouco provável que os filtros fiquem bloqueados; ao dimensinar o tamanho do filtro, o fator principal a ter em consideração é o ritmo de vazamento a que o molde necessita ser enchido. De forma geral, pesos até 6kg podem ser satisfeitos com um filtro de 50mm de diâmetro e, em seguida, até 12kg com um filtro de 70 mm de diâmetro.

A técnica de aplicação do filtro mais comum é na bacia de vazamento. Idealmente, deve ser usada uma bacia de vazamento especialmente desenhada para a aplicação do filtro. Isso permite que um filtro de "lado recto" seja posicionado na bacia de vazamento no momento apropriado.

Filtros STELEX ZR ULTRA

O filtro STELEX ZR ULTRA proporciona ao fundidor a possibilidade de obter peças com  melhor qualidade utilizando uma tecnologia de filtragem com maior uniformidade de rendimento.

A utilização de uma cerâmica de zircónio mais nobre conjuntamente com tecnologia “frame” permite obter e apresentar a nova geração de filtros STELEX ZR ULTRA de Foseco.

Os filtros STELEX ZR ULTRA têm uma massa menor; Isso facilita a criação de uma estrutura aberta mais consistente. A armação (frame) e a cerâmica asseguram uma baixa friabilidade do filtro. O filtro STELEX ZR ULTRA oferece todos os benefícios normalmente associados à filtragem de aço, juntamente com algumas novas vantagens importantes:


  • Redução do potencial de problemas relacionados com o fluxo de metal
    • Maior consistência da capacidade e do caudal do metal através do filtro 
  • Possibilidade de melhoria da limpeza do metal
    • O uso de filtros de menor espessura em aço e ligas onde anteriormente isso não era possível
    • Maior eficiência de filtragem e um maior nível de controle de turbulência
    • Diminuição da possibilidade de que o metal passe contornando o filtro.
    • Friabilidade muito baixa reduzindo as potenciais inclusões de filtro na peça 
  • As fundições podem confiar mais do que nunca no rendimento e fiabilidade geral dos produtos utilizados na filtragem de aço.

Filtros STELEX ZR 

Os filtros de espuma cerâmica STELEX ZR têm uma base de zircônio; e, conseqüentemente, são adequados para a filtragem de aço e ligas vazadas a elevadas temperaturas.

A aplicação de filtros STELEX ZR no sistema de vazamento, seja na bacia de vazamento ou nos canais de vazamento, evitará que inclusões não metálicas cheguem à cavidade do molde. Isso aumenta a limpeza do metal líquido diminuindo o nível de rejeições e gerando menos trabalhos de reparação subsequentes. O tempo de fabricação e os custos das peças fundidas podem ser reduzidos, o que permite uma cadeia de fornecimentos mais fiável e eficiente.

Os filtros STELEX ZR facilitam o controlo do fluxo de metal no enchimento do molde. Isso reduz a formação de defeitos por "re-oxidação" e melhora o acabamento das peças vazadas.

Filtros de Espuma Cerâmica SEDEX SiC para Ligas de Ferro, Ligas de Alumínio ou Cobre.

O filtro de espuma cerâmica SEDEX é constituído por uma composição á base de carboneto de silício adequado para uso em fundições de ferro, de alumínio ou cobre, proporcionando um fluxo laminar suave de metal liquido e evitam a entrada de escórias e inclusões não metálicas na cavidade do molde. A temperatura máxima de aplicação para os filtros SEDEX é de 1500 ° C.

Deseja saber mais?

Tel: +351 22 999 95 30

Email URL: Foseco.Portugal@foseco.com

Questões gerais podem ser direcionadas aqui

Download Centre

To access technical articles and case studies, visit our download centre

Click here to log in

Click here to register

External Links

Foseco is a proud member of the Investment Casting Institute